terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Natal

Qual é o verdadeiro  sentido do Natal




O que é Natal?
Para os cristãos, o Natal tem um sentido não apenas humano, mas profundamente espiritual. É o que podemos aprender a partir do que escreveu Mateus sobre o nascimento de Jesus. O Natal é a festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador!
    A sua comemoração acontece no dia 25 de dezembro. Mas a Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu. Por isso, no começo do cristianismo, o Natal não fazia parte das tradições cristãs. O dia 25 de dezembro foi estabelecido pela Igreja Católica no ano de 350, através do Papa Julio I, para substituir uma festa pagã em honra de Saturno.
      A verdadeira história do Natal está descrita na Bíblia, no Evangelho de Mateus e de Lucas.
 De acordo com esses evangelistas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo. 
Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal encontra-se em Lucas 2:1-14. Mas é bom a gente se perguntar: Qual é o verdadeiro sentido do Natal? O verdadeiro significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo… para que o mundo seja salvo por ele.”

Portanto, o verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível de Deus para conosco.

era chamada de Natalis Solis Invicti (nascimento do sol invicto), era uma homenagem ao deus persa Mitra, em virtude da fertilidade da terra e adoração ao sol. Em 25 de dezembro de 274 d.C., o Imperador romano Aureliano tornou o culto oficial ao deus Mitra, ao lado dos outros cultos tradicionais romanos.

   As datas religiosas mais importantes para os primeiros seguidores de Jesus só tinham a ver com o martírio dele: a Sexta-Feira Santa (crucificação) e a Páscoa (ressurreição). O costume, afinal, era lembrar apenas a morte de personagens importantes. Líderes da Igreja achavam que não fazia sentido comemorar o nascimento de um santo ou de um mártir – já que ele só se torna alguém depois da morte. Sem falar que ninguém fazia ideia da data em que Cristo veio ao mundo – o Novo Testamento não diz nada a respeito em especifico.

O Natal não é apenas uma festa cristã. A celebração tem raízes no feriado judaico de Hanuká

No entanto, nós cristãos temos o costume de comemorar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o nosso salvador


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natal

Qual é o verdadeiro  sentido do Natal O que é Natal? Para os cristãos, o Natal tem um sentido não apenas humano, mas profundamente espiritua...